Um pouco de Tim Burton

Olá galera, como post inicial vou falar de algo que sou extremamente fã e extremamente apaixonada: Tim Burton 🙂

Imagem

Bom, ele começou trabalhando na Disney em meados dos anos 80, e aos poucos foi ganhando espaço nesse meio cinematográfico, começando pelos famosos curta-metragens “Frankeenwenie” (que ganhou uma nova versão agora em 2012), conta a história de um garotinho que ressuscita seu cachorrinho e as aventuras depois dessa façanha e “Vincent”, que é um garoto apaixonado pelos contos de Edgar Allan Poe (um dos ídolos de Burton), e por Vincent Price.

Imagem

“Frankeenwenie – 1984”.

Imagem

“Vincent – 1982”

Aqui um link com os dois curta-metragens: http://www.youtube.com/watch?v=vZDWK10K11Y.

Depois desses curta-metragens, em 1985 lança seu primeiro filme “As aventuras de Pee-Wee”, que causou um grande alvoroço, já que Pee-Wee não poderia ser considerado um personagem infantil mas também não era um filme para adultos, então o sucesso não ficou preso a um só tipo de público, pais e filhos assistiam juntos o filme.

Imagem

“Pee wee’s big adventures.”

Mas a bizzarice e o lado obscuro, qualidades tão conhecidas de Tim ainda não tinham sido totalmente expostas no cinema, começando a aparecer em “Beetlejuice” (1988), “Batman” (1889), e tendo mais espaço em “Edward Scissorhands” (1990), filme que muitos dizem ser um alter ego de Tim.

Imagem

Michael Keaton e Winona Ryder – Beetlejuice.

Imagem

Tim e Jack Nicholson – Batman.

Imagem

-Tim, Vincent Price e Johnny Depp – Edward Scisoorhands.

Aliás, Vincent Price é um de seus ídolos, quando criança Tim acompanhava os filmes do ator e em várias entrevistas fala de sua paixão pelos trabalhos dele. Uma coisa super legal que começa com Edward Scissorhand foi a união de Tim e Depp, que desde então trabalham juntos e nos proporcionam ótimos momentos na frente da TV.

Depois do sucesso que foi “Edward Scissorhands” (que provavelmente mais pra frente terá um post só sobre ele), Burton dirigiu e produziu vários filmes, dentre os mais conhecidos “Batman returns” (1992), “Tim Burton’s the nightmare before christimas” (1993), “Ed Wood” (1994), “Batman forever” (1995), “Mars attacks!” (1996), “Sleey Hollow” (1999), “Planet of the apes” (2001), “Big fish” (2003), “Charlie and the chocolate factory” (2005), “Tim Burton’s Corpse Bride” (2005), “Sweeney Todd: the demon barber of fleet street” (2007) “9” (2009), “Alice in wonderland” (2010), “Dark shadows” (2012), “Abraham Lincoln: vampire hunter” (2012), “Frankeenweenie” (2012).

Imagem

“Tim Burton’s the nightmare before christmas”

Em 2001 Tim conhece sua atual esposa, Helena Bonham Carter, que como Depp também participa desde então de todos os trabalhos de Burton.

Imagem

Tim e Helena.

Além de trabalhar no meio cinematográfico, há outros trabalhos de Burton, como o livro de 1997 (e que chegou no Brasil apenas UMA DÉCADA depois ¬¬ ) “O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias http://www.4shared.com/document/O5e_f59i/Tim_Burton_-_O_Triste_Fim_do_P.html

O triste fim do pequeno Menino Ostra e outras histórias

e dirigiu dois clipes para a banda The Killers, o primeiro em 2009 da música “Bones” http://www.youtube.com/watch?v=FufL80hJsP8, e “Here with me” http://www.youtube.com/watch?v=7SxTyvOixJA que conta com a participação da linda Winona Ryder, que a muito tempo não trabalhava com Burton. 🙂

0163-480x350

Cena do clip “Here with me”.

tim-burton-the-killers_thumb

Tim Burton e The Killers.

Por fim, Burton tem uma bagagem e tanto, e não há quem não conheça pelo menos um dos trabalhos dele. Com mais trabalhos já previstos para 2013 ficamos aqui nos deliciando com os trabalhos já produzidos e esperando ansiosos pelo o que vem por ai.

Alguns links que você pode encontrar mais sobre Tim Burton: 

http://www.timburtoncollective.com/

http://timburton.com/

http://mundotimburton.blogspot.com.br/

tumblr_m15jlzvsfC1qbhkpm

BeijoBeijo.

Jacke.

Anúncios

Um comentário sobre “Um pouco de Tim Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s